Sigmar Dantas Pereira, ou simplesmente SIGMAR ESCRIVÃO, Nasceu em Adamantina no ano de 1971.

    Cursou o primeiro e segundo grau naquela cidade, formando-se técnico em contabilidade. Ainda sobre, Adamantina começou sua vida profissional aos 13 anos, quando ingressou na então Polícia Mirim de Adamantina e trabalhou em várias empresas e bancos de sua cidade natal.

     Possui nível superior em contabilidade, formando-se Bacharel em Ciência Contáveis pela Faculdade de Ciência Contábeis de Lucélia no ano de 1994 e pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade Focus.

      Casou-se com Marlene Soares no ano de 1991 e é pai de dois filhos, Tamires e Sigmar Junior.

     Passou em diversos concursos públicos e no ano de 1992 após ser aprovado no concurso da Polícia Civil do Estado de São Paulo e assumiu o cargo de Escrivão na Delegacia de Polícia de Mariápolis e mudou-se para essa cidade, onde mora deste então. Participou de diversos cursos de atualização e formação profissional dentro de sua carreira.

    Concorreu às eleições de 2004 e 2008, quando nesta última eleição foi o nono mais votado, mas por questão quociente partidário ficou como primeiro suplente. Assumiu a presidência do PT de Mariápolis e conquistou, mesmo sem ser vereador, vários benefícios para nosso município, dentre elas um veículo tipo VAN para o posto de saúde, um veículo Uno para o Conselho Tutelar e a construção de um barracão agropecuário construído na entrada da cidade, mostrando que com trabalho tudo é possível.

     Eleito vereador com 157 votos, foi o sexto colocado no pleito municipal e na Câmara assumiu a cadeira de primeiro secretário para o biênio 2013/2014 e 2º Secretário para o biênio final.

     Ainda pelo PT, concorreu às eleições prorcionais e foi reeleito com 203 votos.

   Nesta legislatura destacou-se pela aprovação da Lei que trouxe transparências às propagandas institucionais, pela Lei que regulamentou as feiras em Mariápolis e ainda pelos recursos que somaram R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais para a saúde), utilizandos para o PAB - Plano de Atenção Básica e também para custeio, utilizados na compra de bens móveis necessários para o Posto de Saúde, como macas, armário e outros.

     Já pelo PL - Partido Liberal, concorreu novamente à reeleição e em 2020, com 164 votos, foi o segundo mais votado. Foi eleito 1º secretário da mesa diretora para o biênio 2021-2022.

      Em 2024 foi reeleito pela terceira vez consecutiva, com 148 votos. Na posse, em 1/1/25, foi eleito 1º Secretário para o biênio de 2024/25, Presidente da Comissão de Serviços Públicos, Finanças e Orçamento e Relator da Comissão de Legislação e redação, para o mesmo biênio.

     Uma história de luta e conquistas para Mariápolis.